Postagens populares

3 de outubro de 2008

Pesquisa de intenção de votos

Pesquisa de intenção de voto para prefeitos e vereadores foi realizada no dia 03 de outubro de 2008, com a participação de 409 pessoas. O resultado abaixo na tabela:

Prefeito

Colocação n Nome do candidato Nº. de votos Porcentagem
1º Lugar Lourencinho 211 votos 51%
2º Lugar Solange 164 votos 40%
3º Lugar Iracy 025 votos 06%
4º Lugar Nulos 006 votos 1,3%
5º Lugar Brancos 003 votos 0,7%
Total - 409 votos 99%

Vereador

Colocação Nome do candidato Nº. de votos
01º Lugar Robson 42 votos
02º Lugar Dr. Albert 36 votos
03º Lugar Chiquinho 29 votos
04º Lugar Irmão 21 votos
05º Lugar Luciano 19 votos
06º Lugar Rone Maria 15 votos
07º Lugar Horbyllon 12 votos
08º Lugar Taroba 10 votos
09º Lugar Profº. Francisco 10 votos
10º Lugar Júnio Fênix 10 votos
11º Lugar Noraldino 09 votos
12º Lugar Raulzinho 09 votos
13º Lugar Rogério Pacheco 09 votos
14º Lugar Tavares 08 votos
15º Lugar Não opinarão/ Brancos/ Nulos 170 votos
Total - 409 votos

1 de outubro de 2008

Foto da Nossa Equipe de Produção do Jornal Polivalente




Mensagem

“Precisamos parecer um pouco com os outros para compreender os outros, mas precisamos ser um pouco diferentes para amá-los”
Paulo Géraldy

1º PASSEIO CICLÍSTICO

Aconteceu, no dia 7 de setembro, o primeiro passeio ciclístico com a presença de várias pessoas. A duração foi de aproximadamente 5 horas. Conforme o cronograma do roteiro ciclístico; saiu às 8h30min da manhã do trevo sul (Cristo), passaram pela Av. Tocantins, Av. Níquel, GO 237, com um percurso de ida e volta de 20 km. Na saída receberão camiseta, squeeze, boné, e orientações referentes ao percurso.
Na chegada ao Memorial Serra da Mesa foi servido um coofebreak, ou seja, um “paradinha” para beber um café. Posteriormente ocorrerão sorteios de brindes na área de camping, com a duração de aproximada de 1h. Por volta de 11h, saíram de frente do Memorial Serra da Mesa, para o percurso de volta até o Parque das Araras, onde terminou o passeio ciclístico.
O principal objetivo deste evento foi defender a construção da ciclovia, Uruaçu ao Lago de Serra da Mesa. Pois a bicicleta é um meio de transporte barato, seguro e não polui o meio ambiente além de trazer os benefícios para a saúde. Despertar na sociedade a importância e os benefícios do ciclismo como atividade física de lazer e integração entre as pessoas e a natureza.
Além de outro objetivo é divulgar e promover o Memorial Serra da Mesa, como atrativo turístico, histórico e cultural de Goiás.
A AGTUR (Associação dos Guias de Turismo de Uruaçu) está de parabéns pela realização desse projeto. Pois tem nos artigos do código Nacional do Trânsito, que define que todo o cidadão ou entidade civil tem o direito de solicitar, por escrito, aos orgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito, sinalização, fiscalização e implantação de equipamentos de segurança.
Por: José Pereira

Vestibular da UEG 2009/1

Vestibular da UEG de 2008 oferece 4.004 Vagas
INSTITUIÇÃO OFERECE 4.004 VAGAS EM 35 CURSOS ESPALHADOS POR 38 CIDADES. CANDIDATO DEVERÁ PREENCHER FICHA DE INSCRIÇÃO NO SITE DA UNIVERSIDADE
__________ Patrícia Drummond____________________________________
A universidade Estadual de Goiás (UEG) abre hoje as inscrições para o seu primeiro vestibular de 2009. Ao todo, são oferecidas 4.004 vagas em 35 cursos espalhados por 37 municípios, além da capital. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.vestibular.ueg.br. O prazo para o candidato se inscrever termina no dia 8 de outubro.
O processo seletivo da Universidade Estadual de Goiás será realizado por meio de dois sistemas de vagas: universal e de cotas, para estudantes oriundos da rede pública de educação básica, negros, indígenas e portadores de deficiência. Todos os candidatos que se inscreverem concorrerão pelo sistema universal. Para concorrer também pelo sistema de cotas, o candidato deverá marcar no formulário de inscrição a opção por um dos grupos.
Os candidatos ao Vestibular da UEG deverão informar, no ato da inscrição, sua forma de participação no concurso. As opções são treineiros, concorrente pontuado e concorrente. No primeiro caso, poderão participar do processo seletivo, para aproveitamento parcial do desempenho, os alunos que estejam matriculados no Ensino Médio com conclusão prevista para até dezembro de 2009.
Esses Vestibulandos – que não precisam indicar opção de curso e não concorrem a nenhuma vaga – farão somente as provas de Conhecimentos Gerais da 1ª fase. A pontuação obtida pelo treineiros, nessa etapa, será armazenada e poderá ser aproveitada nos Processos Seletivos que serão realizados para o segundo semestres do ano que vem (2009/2) ou para (2010/1).
APROVEITAMENTO
Na Categoria concorrente pontuado encaixam-se os candidatos que concluíram ou concluirão o Ensino Médio até a data prevista para matrícula no curso para o qual concorre a uma vaga e com pontuação dos dois últimos vestibulares da UEG armazenada para aproveitamento de desempenho. Nesse caso, deverão ter participado como treineiros nos concursos anteriores. A nota poderá ser aproveitada se for superior a do Processo Seletivo 2009/1.
Já o candidato concorrente deve ter o Ensino Médio concluído ou a concluir até a data prevista para a matrícula e estará concorrendo normalmente a uma vaga. A pontuação a ser avaliada para a classificação será aquela alcançada no próprio vestibular.
Para fazer a inscrição, o candidato deverá acessar o site www.vestibular.UEG.br, dentro do período previsto. Depois de ler o Edital, deve preencher seu formulário de inscrição e, em seguida, gerar e imprimir o documento de arrecadação estadual (Dare). O pagamento da taxa pode ser feito em qualquer agência, terminal de auto-atendimento ou via internet dos bancos integrantes da rede de arrecadação do Estado de Goiás indicados no Dare. O passo seguinte é imprimir o comprovante de inscrição, a partir de dois dias da efetivação do pagamento.
Fonte (O POPULAR)

SAS

UEG
Avaliação seriada abre inscrições
_________________________Patrícia Drummond________________________________
Estão abertas as inscrições para o Sistema de Avaliação seriado (SAS) da universidade Estadual de Goiás (UEG). Os interessados no processo têm até o dia 8 de outubro para se inscrever, exclusivamente por meio do endereço eletrônico www.sas.ueg.br.
Ao todo, são oferecidas 1.001 vagas para o SAS da UEG. Elas estão distribuídas entre 35 cursos de graduação, em 37 cidades e 41 Unidades Universitárias da instituição em todo o Estado.
As provas para o candidatos do Sistema de Avaliação Seriada da UEG ocorrem no dia 8 de novembro para o SAS 2008/1 (1º ano) e para o SAS 2007/2 (2º ano), apenas de Conhecimentos Gerais. Os alunos do 3º ano (SAS 2006/3) farão exames nos dias 19 de outubro (Habilidade Específica para Arquitetura), 8 de novembro (1ª Fase – Conhecimentos Gerais) e 6 de dezembro (2ª Fase – Discursivas Específicas e Redação).
Fonte (O POPULAR)

Escolas Abrigam 48 mil crianças que não sabem ler nem escrever

Uruaçu-Go, 26 de setembro de 2008
ESCOLAS ABRIGAM 48 MIL CRIANÇAS QUE NÃO SABEM LER NEM ESCREVER. IBGE APONTA 2 MILHÕES NO PAÍS. REPORTAGEM DO POPULAR PUBLICADA EM AGOSTO MOSTROU GRAVIDADE DO PROBLEMA EM GOIÁS. SECRETÁRIA DIZ QUE SOLUÇÃO É ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL.
______________Marília Assunção_______________
Sem saber ler, nem escrever. É assim que 48.120 crianças de 7 a 14 anos de Goiás, matriculadas no ensino fundamental, passam o dia nas escolas. A constatação veio com a Síntese dos Indicadores Sociais 2008, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que descobriu 2,1 milhões de crianças na mesma situação em todo o País. A pesquisa mostra o total de crianças brasileiras de 7 a 14 anos que não sabem ler nem escrever, 87,2% freqüentam as salas de aula.
O levantamento confirma o que O POPULAR mostrou em reportagem publicada no dia 17 de agosto, onde revelou o drama de quem conclui o ensino fundamental praticamente analfabeto. É o caso de Diogo (nome fictício) que, aos 17 anos, está no 9ª ano (8ª série), mas não consegue compreender o que lê e escreve textos inelegíveis.
O IBGE revelou que 97,6% das crianças e adolescente de 7 a 14 anos, matriculados em todo o País, 2,1 milhões simplesmente não sabe ler, nem escrever. Isso corresponde a 7,4% do universo das já alfabetizadas (28,3 milhões entre 7 e 14 anos de idade).
Em Goiás, informa o chefe da Unidade Estadual do IBGE, Daniel Ribeiro de Oliveira, são 8,8% das alfabetizadas. A maioria (25 mil) tem 7 anos de idade, ou seja, tem uma vida escolar recente. Entre 10 e 14 anos de idade, quando as crianças deveriam ter quatro a oito anos de vida escolar, são 10 mil crianças que se sentam todos os dias nos bancos das salas de aula em Goiás, sem terem absorvido os conteúdos mais elementares.
As variáveis que levam uma criança a sair da escola sem saber contas básicas de matemática ou mal escrevendo o nome são sociais, econômicas, culturais e até resultando de política institucional das unidades, lembra a Secretária Estadual de Educação, Milca Severino.
Nas razões culturais está a pouca formação dos próprios pais e a falta de estímulo. Nas sociais, crianças sem motivação ou acompanhamento extra-escola, “até porque hoje as mães são trabalhadoras e com menos tempo”, cita, a Secretária. Além das matriculas com o objetivo de receber os benefícios concedidos pelo governo.
Para Milca, a solução é a escola em tempo integral. “Temos 77 e vamos atingir 100 unidades até o final do ano”. Ela destaca que existem 96 turmas do 6ª ao 9ª ano e 10 turmas do 1ª ao 5ª envolvidas em programas que reclassifica o aluno em uma série especial. “Também existem 38 mil crianças em um programa que corrige distorções de aprendizado”, acrescenta. A Secretaria Municipal de Educação de Goiânia não deu retorno ao pedido de entrevista.
Fonte (O POPULAR)

Entrevista - com candidatos à Prefeitura

Hoje, no quadro de entrevistas, estaremos com a Dr. Iracy Carvalho, Lourencinho e a Solange Bertulino. Todos candidatos à prefeitura de Uruaçu.

Uruaçu-Go, 13 de Setembro de 2008
______José Rito Januarío dos Santos_____
J.P. Dr. Iracy, como a Senhora avalia a relação entre a sociedade e a educação hoje?
“A situação da sociedade com a educação hoje aqui em Uruaçu, deixa a desejar, é precária, pois na gestão atual, não tem uma organização social, que faz com que a comunidade, os pais, professores, atuem e contribuam para a educação na nossa cidade. E no meu programa de governo sobre a educação nós vamos trabalhar com uma gestão compartilhada, o que significa uma gestão compartilhada? É o envolvimento dos pais, professores, e os gestores da educação, para que as nossas crianças, os nossos jovens, e aqueles ainda que seja analfabeto possam ter condições de estudar, aprender e a desenvolver. É ter uma qualidade de vida melhor. Pois é por meio da educação que se muda a cultura de um povo”.
J.P. De que forma, o poder público de um município pode contribuir na melhoria da educação?
“O poder público tem que contribuir muito na educação, mas para isso precisamos valorizar os profissionais. Concedendo aumento salarial, porque não podemos exigir dos professores uma qualidade na educação se eles não estão felizes com a profissão. Precisamos deles motivados, alegres para trabalhar bem. No meu mandato, nenhum professor receberá abaixo do piso salarial para o magistério”.
J.P. Quais problemas, você considera os maiores desafios para a melhoria da educação na rede municipal de ensino?
“O maior problema é a questão dos próprios professores, pelos comentários, assim, percebo a insatisfação com o salário. Aumentado o salário e fazendo com que fiquem satisfeitos com a remuneração, esperamos resolvermos quase que 99,9% do problema da educação. Já quantas algumas matérias como português, matemática, estaremos trabalhando modelos e praticas de ensinos diferentes. Para que o aluno não tenha tanta dificuldade. Também trabalharemos matérias que dizem respeito à conscientização de seus direitos e deveres”.
Por: José Rito

Uruaçu-Go, 17 de setembro de 2008
___________João Paulo Santos Neves_______
J.P. Solange, como você avalia a relação entre a sociedade e a educação hoje?

“Eu faço uma avaliação positiva, visto que a educação tem crescido a passos largos, buscando sempre uma melhoria no quesito educacional, em melhores propostas metodológicas. E hoje, há uma participação intensa entre pais, alunos e professores para que o processo educacional aconteça de forma integral. Então, eu avalio como muito boa, onde o processo educacional a cada dia torna-se melhor. Com nova visão para que o jovem, realmente conquiste os seus sonhos e seus projetos”.
J.P. De que forma o poder público de um município pode contribuir para a melhoria na educação?
“Ele pode contribuir de várias formas. O primeiro deles: fazendo os orçamentos chegarem aos lugares devidos, fazendo uma melhoria na questão estrutural, abrindo caminhos para a qualificação dos seus profissionais e fazendo de uma forma planejada e organizada, os objetivos propostos no nível do município”.
J.P. Quais problemas, você considera ser os maiores desafios para a melhoria da educação da rede municipal de ensino?
“Eu considero um dos pilares, que nós chamamos de problema, seria a questão de qualificação: espaço para o profissional, questão salarial... É preciso rever com muita prioridade e seriedade a questão salarial em nível de município, por que a gente acredita que a motivação, ela precisa existir, a qualificação no mesmo patamar. Mas é necessário abrir novos recursos, novos rumos, novas lacunas para que ele se sinta motivado a buscar as melhorias de aprendizado, para que estes possam passar aos nossos filhos e netos, com mais qualidade no ensino e mais propriedade”.
Por: João Paulo

Uruaçu-Go, 13 de Setembro de 2008
________ José Pereira de Souza_________________________
J.P. Senhor, Lourencinho, como você avalia a relação entre a sociedade e a educação hoje?
“A Educação hoje é um dos pilares mais importante de uma sociedade. E o poder público tem a responsabilidade de investir “pesado”, por isso, a Constituição já obriga os municípios a investir 25% da sua total arrecadação na Educação, para que nossas crianças possam ter uma Educação de qualidade. No caso da nossa eleição, como prefeito, nós não vamos só cumprir, mas fazer projetos criativos, para fazer que nossas crianças possam estar apaixonadas pela escola. Projetos como a competição dos alunos, onde eles serão premiados pelas boas notas e reconhecidos pela sociedade, pelos pais, pelo poder público, pelo seu bom desempenho na escola. Isto vai levar uma disputa saudável entre os coleguinhas, que vai ver as coisas de forma como uma competição entre eles, que não é diferente do mercado de trabalho. Nós vamos implantar está competição, não só com os alunos, mais também com os professores, onde serão premiadas também as escolas mais limpas e mais bonitas. Então nós vamos fazer uma Educação voltada para o futuro, como no mercado de trabalho, onde sobressaí o melhor. Aplicar os 25%, valorizar professor, criar à escola de tempo integral. Nós vamos fazer uma integração da sociedade e alunos, para que os alunos gostem de ir para a escola. Também estaremos entregando aos alunos, uniforme, tênis e a mochilinha de rodinha, que o “filho do rico” tem, agora o “filho do pobre”, do trabalhador, também terá. Para todos os alunos da rede púbica de ensino”.
“Na área da modernização, nós vamos está implantando salas de informática com acesso a internet, o que já esta sendo implantado pelo governo federal e o governo estadual. Pois, Uruaçu está inserido nas 50 maiores cidades do Estado de Goiás. E nós temos que sobre tudo, modernizar a educação, porque aí, eu acredito que Uruaçu estará preparado para enfrentar um futuro com a NORTE-SUL, com as grandes mineradoras e com este desenvolvimento que chega à nossa cidade”.
J.P. De que forma, o poder público de um município pode contribuir com a melhoria na educação?
“Aplicando os 25%, que é Constitucional, de forma eficaz. Não é aplicar o 25% só em compra de carteira escolar. Você tem que aplicar de forma criativa, valorizando o professor, valorizando a merenda escolar, os alunos, os pais dos alunos, reformando as escolas, dando um bom ambiente de estudo, uma sala climatizada, uma sala onde os alunos não sintam calor. Porque Uruaçu é uma cidade muito quente. Então na parte da tarde, onde a temperatura é muito elevada, as crianças têm que está numa sala que seja climatizada, ou refrigerada, para que não as prejudique, sentido mal ou até adoecendo. Por isto tudo, nós vamos investir seguramente em todas as escolas”.
J.P. Quais problemas, você considera ser os maiores desafios para a melhoria da educação da rede municipal de ensino?
“Ora, o transporte escolar deixa muito a desejar, por isso nós vamos mudar muito está situação. Na questão da valorização e modernização. Já vai ser um foco de imediato que nós vamos atacar, deixar a disposição dos professores um computador notebook. E a partir daí todo o sistema escolar vai passar pelo computador, deste a estocagem de equipamento de limpeza até o desenvolvimento do trabalho da escola. Pois o sistema agora é assim, e o mundo e as coisas evoluem. Então, vamos investir “pesado” na modernização da Educação de Uruaçu”.

Por: José Pereira

O voto é um direito das pessoas que vivem em um regime democrático, isto consiste em escolher coletivamente um candidato capaz de nos representar na câmera dos vereadores.
Para escolher candidatos à eleição, as pessoas precisam avaliar seus planos e projetos para a melhoria da região. A conscientização da população, para o voto justo e incorruptível, é uma boa maneira de diminuir a quantidade de pessoas subordinadas e compradas ilegalmente, além de uma fiscalização nos locais de votação para impedir atitudes ilegais.
O voto no Brasil é obrigatório, para todas as pessoas alfabetizadas, com idade entre 18 e 70 anos. O eleitor estará contribuindo para eleger uma pessoa de forma legal, exercendo o seu direito ao voto.
A lei prevê que uma pessoa somente poderá assumir um cargo governamental, se eleito com maioria do número de votos. É importante que o voto seja realizado a partir da satisfação do eleitor naquele candidato, e nas possibilidades de melhoria. No entanto, o voto tem se tornado uma troca de favores, quando o eleitor vota em troca de dinheiro, cestas básicas e outros tipos de “benefícios”. A compra de voto é ilegal, bem como a boca de urna.
Quando o representante de um determinado candidato tentar, através desses subterfúgios, “convencer” as pessoas a elegê-lo. Vale lembrar que uma pessoa capaz de utilizar tais recursos, como o suborno e a compra de votos, demonstra não possuir nenhum caráter.
No período de votação é necessário assistir os planejamentos e debates feitos pelos candidatos em emissora de televisão, radio, e outros meios de comunicação. Pois tais debates podem contribuir significativamente para o esclarecimento do eleitor sobre as candidaturas.
Feito pelos alunos:
Daniela; Edílson; Eduardo; Erley; Marcos Vinicius; Matheus; Wesley.