Hoje, no quadro de entrevistas, estaremos com a Dr. Iracy Carvalho, Lourencinho e a Solange Bertulino. Todos candidatos à prefeitura de Uruaçu.
Uruaçu-Go, 13 de Setembro de 2008
______José Rito Januarío dos Santos_____
J.P. Dr. Iracy, como a Senhora avalia a relação entre a sociedade e a educação hoje?
“A situação da sociedade com a educação hoje aqui em Uruaçu, deixa a desejar, é precária, pois na gestão atual, não tem uma organização social, que faz com que a comunidade, os pais, professores, atuem e contribuam para a educação na nossa cidade. E no meu programa de governo sobre a educação nós vamos trabalhar com uma gestão compartilhada, o que significa uma gestão compartilhada? É o envolvimento dos pais, professores, e os gestores da educação, para que as nossas crianças, os nossos jovens, e aqueles ainda que seja analfabeto possam ter condições de estudar, aprender e a desenvolver. É ter uma qualidade de vida melhor. Pois é por meio da educação que se muda a cultura de um povo”.
J.P. De que forma, o poder público de um município pode contribuir na melhoria da educação?
“O poder público tem que contribuir muito na educação, mas para isso precisamos valorizar os profissionais. Concedendo aumento salarial, porque não podemos exigir dos professores uma qualidade na educação se eles não estão felizes com a profissão. Precisamos deles motivados, alegres para trabalhar bem. No meu mandato, nenhum professor receberá abaixo do piso salarial para o magistério”.
J.P. Quais problemas, você considera os maiores desafios para a melhoria da educação na rede municipal de ensino?
“O maior problema é a questão dos próprios professores, pelos comentários, assim, percebo a insatisfação com o salário. Aumentado o salário e fazendo com que fiquem satisfeitos com a remuneração, esperamos resolvermos quase que 99,9% do problema da educação. Já quantas algumas matérias como português, matemática, estaremos trabalhando modelos e praticas de ensinos diferentes. Para que o aluno não tenha tanta dificuldade. Também trabalharemos matérias que dizem respeito à conscientização de seus direitos e deveres”.
Por: José Rito
Uruaçu-Go, 17 de setembro de 2008
___________João Paulo Santos Neves_______
J.P. Solange, como você avalia a relação entre a sociedade e a educação hoje?
“Eu faço uma avaliação positiva, visto que a educação tem crescido a passos largos, buscando sempre uma melhoria no quesito educacional, em melhores propostas metodológicas. E hoje, há uma participação intensa entre pais, alunos e professores para que o processo educacional aconteça de forma integral. Então, eu avalio como muito boa, onde o processo educacional a cada dia torna-se melhor. Com nova visão para que o jovem, realmente conquiste os seus sonhos e seus projetos”.
J.P. De que forma o poder público de um município pode contribuir para a melhoria na educação?
“Ele pode contribuir de várias formas. O primeiro deles: fazendo os orçamentos chegarem aos lugares devidos, fazendo uma melhoria na questão estrutural, abrindo caminhos para a qualificação dos seus profissionais e fazendo de uma forma planejada e organizada, os objetivos propostos no nível do município”.
J.P. Quais problemas, você considera ser os maiores desafios para a melhoria da educação da rede municipal de ensino?
“Eu considero um dos pilares, que nós chamamos de problema, seria a questão de qualificação: espaço para o profissional, questão salarial... É preciso rever com muita prioridade e seriedade a questão salarial em nível de município, por que a gente acredita que a motivação, ela precisa existir, a qualificação no mesmo patamar. Mas é necessário abrir novos recursos, novos rumos, novas lacunas para que ele se sinta motivado a buscar as melhorias de aprendizado, para que estes possam passar aos nossos filhos e netos, com mais qualidade no ensino e mais propriedade”.
Por: João Paulo
Uruaçu-Go, 13 de Setembro de 2008
________ José Pereira de Souza_________________________
J.P. Senhor, Lourencinho, como você avalia a relação entre a sociedade e a educação hoje?
“A Educação hoje é um dos pilares mais importante de uma sociedade. E o poder público tem a responsabilidade de investir “pesado”, por isso, a Constituição já obriga os municípios a investir 25% da sua total arrecadação na Educação, para que nossas crianças possam ter uma Educação de qualidade. No caso da nossa eleição, como prefeito, nós não vamos só cumprir, mas fazer projetos criativos, para fazer que nossas crianças possam estar apaixonadas pela escola. Projetos como a competição dos alunos, onde eles serão premiados pelas boas notas e reconhecidos pela sociedade, pelos pais, pelo poder público, pelo seu bom desempenho na escola. Isto vai levar uma disputa saudável entre os coleguinhas, que vai ver as coisas de forma como uma competição entre eles, que não é diferente do mercado de trabalho. Nós vamos implantar está competição, não só com os alunos, mais também com os professores, onde serão premiadas também as escolas mais limpas e mais bonitas. Então nós vamos fazer uma Educação voltada para o futuro, como no mercado de trabalho, onde sobressaí o melhor. Aplicar os 25%, valorizar professor, criar à escola de tempo integral. Nós vamos fazer uma integração da sociedade e alunos, para que os alunos gostem de ir para a escola. Também estaremos entregando aos alunos, uniforme, tênis e a mochilinha de rodinha, que o “filho do rico” tem, agora o “filho do pobre”, do trabalhador, também terá. Para todos os alunos da rede púbica de ensino”.
“Na área da modernização, nós vamos está implantando salas de informática com acesso a internet, o que já esta sendo implantado pelo governo federal e o governo estadual. Pois, Uruaçu está inserido nas 50 maiores cidades do Estado de Goiás. E nós temos que sobre tudo, modernizar a educação, porque aí, eu acredito que Uruaçu estará preparado para enfrentar um futuro com a NORTE-SUL, com as grandes mineradoras e com este desenvolvimento que chega à nossa cidade”.
J.P. De que forma, o poder público de um município pode contribuir com a melhoria na educação?
“Aplicando os 25%, que é Constitucional, de forma eficaz. Não é aplicar o 25% só em compra de carteira escolar. Você tem que aplicar de forma criativa, valorizando o professor, valorizando a merenda escolar, os alunos, os pais dos alunos, reformando as escolas, dando um bom ambiente de estudo, uma sala climatizada, uma sala onde os alunos não sintam calor. Porque Uruaçu é uma cidade muito quente. Então na parte da tarde, onde a temperatura é muito elevada, as crianças têm que está numa sala que seja climatizada, ou refrigerada, para que não as prejudique, sentido mal ou até adoecendo. Por isto tudo, nós vamos investir seguramente em todas as escolas”.
J.P. Quais problemas, você considera ser os maiores desafios para a melhoria da educação da rede municipal de ensino?
“Ora, o transporte escolar deixa muito a desejar, por isso nós vamos mudar muito está situação. Na questão da valorização e modernização. Já vai ser um foco de imediato que nós vamos atacar, deixar a disposição dos professores um computador notebook. E a partir daí todo o sistema escolar vai passar pelo computador, deste a estocagem de equipamento de limpeza até o desenvolvimento do trabalho da escola. Pois o sistema agora é assim, e o mundo e as coisas evoluem. Então, vamos investir “pesado” na modernização da Educação de Uruaçu”.
Por: José Pereira
ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO BRASIL
-
*ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO BRASIL*
Em 13 de maio de 1888, o governo imperial rende-se às pressões, e a
princesa Isabel assina a Lei Áurea, que extingue a ...
Há 16 anos
