
O voto é um direito das pessoas que vivem em um regime democrático, isto consiste em escolher coletivamente um candidato capaz de nos representar na câmera dos vereadores.
Para escolher candidatos à eleição, as pessoas precisam avaliar seus planos e projetos para a melhoria da região. A conscientização da população, para o voto justo e incorruptível, é uma boa maneira de diminuir a quantidade de pessoas subordinadas e compradas ilegalmente, além de uma fiscalização nos locais de votação para impedir atitudes ilegais.
O voto no Brasil é obrigatório, para todas as pessoas alfabetizadas, com idade entre 18 e 70 anos. O eleitor estará contribuindo para eleger uma pessoa de forma legal, exercendo o seu direito ao voto.
A lei prevê que uma pessoa somente poderá assumir um cargo governamental, se eleito com maioria do número de votos. É importante que o voto seja realizado a partir da satisfação do eleitor naquele candidato, e nas possibilidades de melhoria. No entanto, o voto tem se tornado uma troca de favores, quando o eleitor vota em troca de dinheiro, cestas básicas e outros tipos de “benefícios”. A compra de voto é ilegal, bem como a boca de urna.
Quando o representante de um determinado candidato tentar, através desses subterfúgios, “convencer” as pessoas a elegê-lo. Vale lembrar que uma pessoa capaz de utilizar tais recursos, como o suborno e a compra de votos, demonstra não possuir nenhum caráter.
No período de votação é necessário assistir os planejamentos e debates feitos pelos candidatos em emissora de televisão, radio, e outros meios de comunicação. Pois tais debates podem contribuir significativamente para o esclarecimento do eleitor sobre as candidaturas.
Feito pelos alunos:
Daniela; Edílson; Eduardo; Erley; Marcos Vinicius; Matheus; Wesley.
