
José Pereira e João Paulo, Uruaçu-Go 17 de Junho de 2008.
Na entrevista dada ao Jornal Polivalente, o Sr. Erlan Uales em seu 2º mandato falou sobre sua “maneira” de administrar o colégio. Falou-nos também sobre a metodologia utilizada e enfatizou o fato que ainda para alguns é preocupação e para outros é a solução. A semestralidade.
-Nossa escola tem mais de mil alunos, você está à frente dela já no segundo mandato. Você acha fácil administrá-la? Gosta do que faz?
-“Fácil não é. Mas gosto do que faço. Mas não estou só. Estamos dirigindo a unidade em regime colaborativo, onde todos tem participação e compromisso neste processo de formação como também metas a serem alcançadas e neste aspecto contamos com funcionários e alunos e comunidade.”
-Os alunos estudam, aprendem e obviamente devem ser avaliados. Qual a metodologia utilizada para fazer essa avaliação?
-“Aprendizagem. São avaliados cotidianamente com trabalhos e provas, portanto a maioria dos trabalhos são feitos dentro da sala de aula. Cobramos serviço (notas) para obtermos resultados (aprovação).”
-Estamos num processo de mudanças no 1º ano. Média, semestralidade; os alunos estão preocupados com tanta coisa. O que você nos diz sobre a semestralidade. Por que mudou? Qual o benefício?
-“Por que semestralidade”. Pois a média era insuficiente. O aluno simplesmente tirava (5,0) nos trabalhos e pronto. Já estava feita sua média. E nas provas acontecia o “arraso total”. Média.Foi criada a semestralidade para combater evasão e desistência principalmente. O aluno desistia no meio do semestre e simplesmente perdia o ano todo. Agora com a semestralidade não. Se você desistir no meio do semestre, você não perde o ano todo e sim só o semestre.E mais, o Colégio Estadual Polivalente é a primeira escola pública do Estado de Goiás a estar trabalhando com a semestralidade.
“A semestralidade é, portanto sem dúvida um ponto positivo nas escolas públicas do Brasil.”
Eu agradeço o Senhor pela entrevista concedida a nossa equipe de jornalismo e por tudo o que você tenha feito para a realização deste projeto.
José Pereira - Jornalista

Nenhum comentário:
Postar um comentário