Postagens populares

17 de junho de 2008

Enem: a oportunidade aos mais pobres comemora dez anos



Enem é uma oportunidade para os alunos do ensino médio que não tem como pagar uma faculdade Particular. Ao fazer o Enem você pode concorrer a bolsas do Prouni.
O Prouni concede bolsas de estudos integrais e parciais para estudantes de baixa renda, nos cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em 1.424 instituições privadas de educação superior.
Não basta, entretanto, fazer o Enem e tirar qualquer nota. É preciso obter, no mínimo, 45 pontos na média entre as duas partes da prova – objetiva e redação. Quanto maior a nota, maior a chance de escolher o curso e a instituição, pois o Prouni distribui as bolsas de estudo conforme o desempenho.
Além de fazer o Enem e obter uma boa nota, para se candidatar a uma bolsa do Prouni é preciso que você tenha renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos e se encaixe em pelo menos uma das condições abaixo:
- tenha cursado o ensino médio completo em escola pública;
- tenha cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral;
- seja portador de deficiência;
- tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição.
Principal objetivo do Enem é avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania. Desde a sua concepção, porém, o Exame foi pensado também como modalidade alternativa ou complementar aos exames de acesso aos cursos profissionalizantes pós-médio e ao ensino superior.
O Enem busca, ainda, oferecer uma referência para auto-avaliação com vistas a auxiliar nas escolhas futuras dos cidadãos, tanto com relação à continuidade dos estudos quanto à sua inclusão no mundo do trabalho. A avaliação pode servir como complemento do currículo para a seleção de emprego.
José Pereira

Nenhum comentário: