Postagens populares

29 de agosto de 2008


Uma máxima da ciência diz: Penso, logo existo. Mas o penso, ato de pensar não resolve nossas condições diárias. Assim, o dito deveria ser penso, faço, converso, bebo, choro, logo existo. Então qual seria a função da Escola nesse universo de Verbos?
A escola é uma instância privilegiada para a construção do pensamento, mas deprimi-la somente com essa função é reduzir o seu papel social. Ou seja, a escola tem que ser entendida como um espaço onde a ação e o pensamento são construídos no intuito de melhorar nossas praticas cotidianas.
Assim, mesmo que não percebemos instantaneamente a escola nos ensina a viver, quantos são questionados, pelos professores e por nossos colegas. A escola é um lugar de conhecimento, mas também, é um espaço onde sentimos, erramos, acertamos, choramos, comemoramos, crescemos, enfim vivemos.
Desta forma valorizamos esse espaço e aproveitamos este momento é uma boa oportunidade para mudarmos. Quando fazemos o contrario, nós mesmos decidimos pela despreocupação não com a escola, mas com nossas vidas.
Temos que valorizar nossos espaços, formá-los agradáveis, e com essa atitude melhorarmos nossa própria vida. Essa atitude não constitui apenas sermos bons alunos, mas também, sermos boas pessoas, respeitando o próximo e criando ambientes agradáveis entre nós. Essa melhoria não depende apenas da vontade dos funcionários da escola, e sim da atitude de vocês, alunos. A escola então é um conjunto, e um conjunto são todos!
Profº Michell Campos